Mais de 180.000 pessoas seguem este blog. Verifique nosso contador:

Seja um seguidor deste blog (preencha com seu e-mail)

A escrita espelhada


A escrita espelhada é uma dificuldade de aprendizagem muito comum durante o processo de alfabetização. As letras são giradas em seu próprio eixo como o b pelo d e o q pelo p, ou ainda as crianças escrevem como se estivessem do outro lado do espelho, ao contrário. É comum e é normal durante a fase de alfabetização e pode durar até os 7/8 anos. Neste período, a criança pode estar adquirindo ainda noções de lateralidade, dominância cerebral e definição de esquerda e direita. A criança atingirá a escrita normal tão logo suas investigações alfabética estejam concluídas.

Após a fase psicolinguística alfabética onde a criança já tenha adquirido um nível alfabético, ou seja, se aos 8 anos a criança ainda estiver espelhando sua escrita, é necessário procurar orientação especializada psicopedagógica, pois a escrita espelhada pode estar associada a algum distúrbio de aprendizagem, como é o caso da dislexia.

Enfim, espero ter colaborado com algumas de suas dúvidas. Se você se interessou sobre o assunto ou quer entender melhor as dificuldades do seu filho ou aluno, entre em contato e agende uma sessão de orientação. Para profissionais da psicopedagogia que necessitam de auxilio para diagnóstico e intervenção adequada, realizo supervisão nos seus atendimentos. 

Prof. Dra. Regiane Souza Neves - Atua há 26 anos na área da educação onde foi professora, coordenadora pedagógica e diretora, sendo que nesta última função permaneceu por 15 anos como diretora na educação básica e está há 7 anos como diretora do CEADEH Centro de Estudos Avançados em Desenvolvimento Educacional e Humano (escola de formação continuada para educadores). Também atua há 11 anos em clínica como neuropsicopedagoga, neuropsicologa, psicopedagoga, psicomotricista e psicanalista, onde realiza diagnósticos para transtornos do neurodesenvolvimento como TEA, TDAH, TOD entre outros. Há 20 anos atua em estudos e desenvolvimento de políticas públicas.