Algumas metas que o poder público precisa alcançar para a efetiva valorização do Magistério:
1. Atender a Lei 11.738/2008 (art. 2º), que estabeleceu além do piso nacional para os profissionais do magistério público da Educação Básica, na composição da jornada de trabalho deve-se observar o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos. Logo, 1/3 da jornada será dedicado à preparação de aulas e às demais atividades fora da sala;
2. Valorizar os profissionais da educação (todos os profissionais - professores e demais servidores) com a análise e revisão dos Planos de Cargos e Salários, reparar as perdas salariais previstas por lei;
3. Investir na formação continuada para valorização docente com cursos, palestras e pós-graduação;
4. Acabar com o favoritismo político para os cargos de gestão escolar e supervisão, abrindo o concurso para o cargo, como forma de contribuição ao plano de carreira para o magistério. Formação constante para os gestores e supervisores referente a legislação pertinente;
5. Apoiar as atividades extracurriculares de incentivo a qualidade de educação com competições interescolares para os alunos, premiando por mérito as escolas competidoras em concursos literários, científicos, olímpicos, paralímpicos entre outros;
6. Criar um núcleo de gestão compartilhada em rede para saber o que acontece com as escolas, notas e faltas de alunos, onde há vagas disponíveis, ocorrências, advertências, suspensões, transferências compulsórias entre outras informações;
7. Capacitar o professor para o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, bem como dar todo o suporte necessário para a execução do seu trabalho;
8. Mais investimento em infraestrutura nas escolas, bem como investimento em educação tecnológica e sustentável;
9. Tornar o ambiente escolar responsável e seguro com investimento na ronda escolar;
10. Investir na contratação de equipes multidisciplinares nas diversas diretorias de ensino, que possam dar apoio, suporte e orientação aos professores com relação às diversas dificuldades encontradas no dia a dia escolar.
Prof. Dra. Regiane Souza Neves - Atua há 26 anos na área da educação onde foi professora, coordenadora pedagógica e diretora, sendo que nesta última função permaneceu por 15 anos como diretora na educação básica e está há 7 anos como diretora do CEADEH Centro de Estudos Avançados em Desenvolvimento Educacional e Humano (escola de formação continuada para educadores). Também atua há 11 anos em clínica como neuropsicopedagoga, neuropsicologa, psicopedagoga, psicomotricista e psicanalista, onde realiza diagnósticos para transtornos do neurodesenvolvimento como TEA, TDAH, TOD entre outros. Há 20 anos atua em estudos e desenvolvimento de políticas públicas.
Foto: ministrando curso gratuitamente de extensão universitária para professores (2016).