Mais de 210.000 pessoas seguem este blog. Verifique nosso contador:

Seja um seguidor deste blog (preencha com seu e-mail)

Avaliação Escolar

Resumo do texto do meu livro:

SOUZA NEVES, Regiane. Manual do Administrador Escolar - Legislação, Organização e Estrutura do Ensino. Souza & Neves Edições. Clube de Autores. 4ª edição. São Paulo, 2021


A avaliação será constante e terá por objetivo observar o desenvolvimento e desempenho da criança diante da programação desenvolvida, para verificar se esta é compatível a sua fase de desenvolvimento e ao atendimento de suas necessidades.

O resultado da avaliação levará a continuidade ou reformulação, se necessário da proposta curricular apresentada.

São objetivos da avaliação:

I – acompanhar e verificar o desempenho e a aprendizagem dos conhecimentos;

II – verificar se o aluno transfere conhecimento na resolução de situações novas;

III – avaliar se o aluno esta se apropriando dos conhecimentos e se estes estão sendo significativos e contínuos;

IV – detectar, analisar e retomar a defasagem no aprendizado;

V – repensar novas estratégias de trabalho em classe.

São instrumentos de avaliação:

I – todo trabalho realizado com o aluno é em potencial um instrumento de avaliação;

II – provas, trabalhos de pesquisa, listas de exercícios (individuais ou em grupo), entre outros, devem avaliar os conteúdos de forma clara e inteligível;

III – os instrumentos devem também avaliar o raciocínio e a criatividade do aluno.

O sistema de avaliação compreende os critérios de:

I – avaliação do aproveitamento escolar;

II – apuração de frequência.

Ao término do ano letivo será avaliado o rendimento anual do aluno em cada componente curricular.

O aluno de aproveitamento insuficiente será submetido a estudos de recuperação.

Os estudos de recuperação serão realizados regularmente, no decorrer dos períodos letivos, através de atividades escolares suplementares, orientadas pelo professor da classe, com programação estabelecida pela Coordenação Pedagógica.

Os períodos de recuperação precederão os períodos das avaliações bimestrais e finais e seus resultados, feitos no decorrer do ano letivo, integrarão a avaliação do bimestre em curso.

A Escola assegurará ao aluno com aproveitamento insuficiente, estudos de recuperação antes do fechamento da última síntese de avaliação.

Referência Legal: 

LDB – Lei 9394/96,

Deliberação CEE 10/97 e Indicação CEB 9/97 e Parecer CEB 5/97 – Fixa normas para elaboração do Regimento Escolar

Parecer CEE 451/98 – Consulta para supervisão.

Observação: Verificação com base na Legislação do Estado de São Paulo. Verificar os estados e municípios que possuem legislação própria.