Os sete primeiros anos de vida, conhecidos como primeiro setênio pela pedagogia Waldorf, são cruciais para o desenvolvimento do indivíduo e devem ser respeitados e impulsionados de acordo com a necessidade de cada criança. Nesses primeiros sete anos, do ponto de vista da pedagogia Waldorf, baseada no legado de Rudolf Steiner, a criança passa pela educação infantil e basicamente precisa ser cuidada naquilo que ela ainda não é autônoma. O ser humano é o ser vivo mais dependente do adulto; a criança precisa ser cuidada do ponto de vista da alimentação, do sono, do ambiente adequado para que ela se ative e ela precisa ter possibilidades de se ativar.
Sendo assim, eu preciso conhecer o que a criança pode em cada período. Esses primeiros sete anos contêm as três primeiras conquistas que diferenciam o ser humano de todos os outros seres vivos que são: a conquista da postura ereta e o andar, a conquista da fala — que torna a criança sociável entre os seres humanos — e a conquista de perceber-se como um ser único quando a criança diz Eu para si mesma. Isso não ocupa os primeiros sete anos, ocupa os três primeiros anos, mas estão contidos nessa faixa etária.
Esse primeiro período é fundamental para a vida e os primeiros sete anos alargam e ampliam a conquista do andar. Por isso, a movimentação é tão importante. Mas precisamos compreender de que maneira isso acontece.