Mais de 210.000 pessoas seguem este blog. Verifique nosso contador:

Seja um seguidor deste blog (preencha com seu e-mail)

E-book: Noções Básicas sobre a Análise do Desenho Infantil - Avaliação Projetiva

O desenho, como já sabemos, é uma das formas que a criança/adolescente usa para expressar o que está sentindo. Se existe algo que incomoda, provavelmente, isso será projetado nas atividades de desenho, uma vez que a projeção nos remete a fatos inconscientes, subconscientes ou conscientes (mas que não são expostas ou verbalizadas). Contudo, para que algo seja projetado no desenho é necessário que haja confiança e estabelecimento de vinculo entre a criança/adolescente e a pessoa que solicita o desenho. 

Durante a atividade de desenho, na escola ou no consultório de psicoterapia, podem aparecer alguns indicativos de dificuldades de aprendizagem, distúrbios cognitivos, emocionais e sociais, inclusive, agressividade e violência. É necessário que o educador ou terapêuta tenha conhecimento para analisar o desenho e possa tomar as medidas necessárias, conforme a conduta profissional, código de ética e legislação, baseando-se nos direitos de confidencialidade quanto a exposição da criança/adolescente e sua família.

As técnicas projetivas e a análise do desenho têm o objetivo de investigar a rede de vínculos que o sujeito (criança, adolescente ou adulto) possui em três domínios: o escolar/social, o familiar e o consigo mesmo. Em cada um destes domínios, guardando as diferenças individuais, é possível reconhecer três níveis em relação ao grau de consciência dos distintos aspectos que constituem o vínculo da aprendizagem.

Por isso, criei um E-book com algumas técnicas básicas de análise do desenho, para que tanto os educadores e gestores escolares quanto os psicopedagogos possam se basear para uma leitura técnica e sistêmica sobre as projeções de seus alunos/pacientes. 

Para baixar gratuitamente o E-book, basta clicar no link com um email do gmail, ele é seguro pois está no Google Drive. Tanto seu celular quanto seu computador conseguirão abrir o arquivo. Lembrando que, as técnicas abordadas no E-book tem uma fundamentação teórica baseada em evidências, ou seja, são cientificamente pesquisadas. No entanto, existem várias técnicas conforme cada linha psicológica, psicanalítica e terapêutica, e uma vasta teoria de diversos autores a respeito do assunto, se você tiver interesse poderá se aprofundar mais no tema com cursos e livros.

Espero que este E-book lhe seja útil. Boa leitura e bom uso! 


Clique neste link para fazer download


Professora Doutora Regiane Souza Neves.