Distúrbios da Aprendizagem


Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos com dificuldades e é importante que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos quando elas aparecerem, observando se são momentâneas ou se persistem por algum tempo. Professores podem ser importantes no processo de identificação e descoberta dessas dificuldades e dependendo de como isso pode estar afetando o aluno, o melhor à fazer é encaminhá-lo a um profissional da neuropsicologia, neuropsicopedagogia entre outros, para ter um diagnóstico e uma orientação adequada para o seu desenvolvimento.

O prefixo DYS vem do grego e sugere um tipo de dificuldade/distúrbio que pode ser:

DISLEXIA
É a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, pois faz trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, dá pulos de linhas ao ler um texto, etc. Estudiosos afirmam que sua causa vem de fatores genéticos, mas nada foi comprovado pela medicina.

DISGRAFIA
Normalmente vem associada à dislexia, porque se o aluno faz trocas e inversões de letras, consequentemente encontra dificuldade na escrita. Além disso, está associada a letras mal traçadas e ilegíveis, letras muito próximas e desorganização espacial e de raciocínio ao produzir um texto. Pode estar relacionado a problemas na coordenação motora fina, que pode ser resolvido com atividades próprias para esta finalidade.

DISORTOGRAFIA
É a dificuldade na linguagem escrita e também pode aparecer como consequência da dislexia. Suas principais características são: troca de grafemas, desmotivação para escrever, aglutinação ou separação indevida das palavras, falta de percepção e compreensão dos sinais de pontuação e acentuação.

DISCALCULIA
É a dificuldade para cálculos e números, de um modo geral os portadores não identificam os sinais das quatro operações e não sabem usá-los, não entendem enunciados de problemas, não conseguem quantificar ou fazer comparações, não entendem sequências lógicas. Esse problema é um dos mais sérios, porém ainda pouco conhecido.
Sobre a Lei nº 14.254/2021, referente o acompanhamento integral para educandos com DISLEXIA, TDAH e outros TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM.