+de 340.000 seguidores no blog +de 80.000 seguidores no Instagram +de 30.000 seguidores no Facebook

Assine minha petição online: Centro de Referência em Transtornos do Neurodesenvolvimento

 

Nos últimos tempos, estamos acompanhando o crescente número de pessoas neurodivergentes e a necessidade de atenção às políticas de atendimento e inclusão para este público, principalmente, pessoas com autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento. Uma pessoa neurodivergente é alguém cujo funcionamento cerebral difere do padrão considerado normativo pela sociedade. Essas diferenças não são patologias, mas variações naturais do cérebro humano.

A neurodivergência, além de outros transtornos, pode estar intimamente relacionada aos transtornos do neurodesenvolvimento, como é o caso do autismo, dislexia, déficit de atenção, hiperatividade, deficiência intelectual, entre outros, inclusive, indicadores de altas habilidades, superdotação e hiperlexia.

Os transtornos do neurodesenvolvimento são uma categoria de condições que se manifestam precocemente no desenvolvimento infantil e afetam o funcionamento pessoal, social, acadêmico e ocupacional por toda a vida. Essas condições geralmente têm origens em fatores genéticos e ambientais que impactam o desenvolvimento do cérebro, levando a dificuldades em áreas como comunicação, aprendizado, comportamento e habilidades motoras.

QUAIS SÃO OS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO?

Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI);
Transtorno do Espectro Autista (TEA);
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
Transtorno do Desenvolvimento da Aprendizagem (TDA) inclui-se dislexia, discalculia, disgrafia, disortografia e indicadores de hiperlexia, altas habilidades e superdotação;
Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação Motora (TDCM);
Transtorno do Movimento Estereotipado (TME);
Transtorno do Desenvolvimento da Fala ou da Linguagem (TDF/L).

Além disso, os Transtornos do Neurodesenvolvimento podem apresentar sintomas considerados comorbidades e/ou coocorrências ao quadro geral, por ex.:

Transtorno Opositivo Desafiador (TOD);
Transtorno de Processamento Sensorial (TPS);
Dificuldades de Aprendizagem (DA) inclui-se hiperassimilação, hiperacomodação, hipoassimilação, hipoacomodação;
Dupla excepcionalidade quando apresenta dois tipos de transtornos associados, por ex., TEA + AH/SD;
Entre outras dificuldades e deficiências físicas e/ou cognitivas e transtornos psiquiátricos como ansiedade, depressão etc.

O autismo, inclusive, é um dos transtornos do neurodesenvolvimento, assim como o TDAH e os demais mencionados. Pesquisas demonstram que nas últimas décadas a prevalência do autismo, por ex., vem aumentando. O Censo 2022, estimou cerca de 2,4 milhões de pessoas diagnosticadas com autismo no Brasil. Em 15/04/2025, foi publicado um novo relatório do CDC Centers for Disease Control and Prevention (Centro de Controle e Prevenção de Doenças, uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos), onde confirma que a prevalência de autismo cresceu, chegando a 1 a cada 31 crianças entre 4 e 8 anos. Esta é uma pesquisa atualizada a cada 2 anos, e os resultados estão no quadro. No entanto, a nossa preocupação não está voltada apenas para o AUTISMO, mas para todos os transtornos mencionados.

Sendo assim, acredito que um Centro de Referência em Transtornos do Neurodesenvolvimento, seja altamente necessário para:

1º DIAGNÓSTICO CLÍNICO COM LAUDO;

2º INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA;

3º CAPACITAÇÃO HUMANIZADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL;

4º ORIENTAÇÃO E SUPORTE FAMILIAR.

Desde o ano de 2009, desenvolvo projetos e palestras onde apresento a necessidade de um centro de referência que atenda todas as crianças, adolescentes e adultos neurodivergentes, não apenas autistas, mas todos que tenham a hipótese de transtornos do neurodesenvolvimento, pois o sofrimento por falta de inclusão, suporte, diagnósticos e terapias é de todos.

Se você é uma pessoa neurodivergente, familiar, educador, terapeuta ou pessoa interessada em ajudar um público que têm necessidade de apoio e principalmente necessidade de visibilidade nas políticas públicas assine esta petição.

Obrigada pelo apoio.
Drª Regiane Souza Neves

POSTAGEM EM DESTAQUE

Assine minha petição online: Centro de Referência em Transtornos do Neurodesenvolvimento

  Nos últimos tempos, estamos acompanhando o crescente número de pessoas neurodivergentes e a necessidade de atenção às políticas de atendim...

Tradutor