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Palestras sobre Transtornos do Neurodesenvolvimento para a Secretaria de Educação da Prefeitura de Ourinhos

Nos dias 11 e 12 de agosto, estive na cidade de Ourinhos/SP, para ministrar palestras para os Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Psicopedagogos e Gestores Escolares da Secretaria Municipal de Educação. Foram, aproximadamente, 400 pessoas envolvidas no compartilhamento de conhecimentos sobre os Transtornos do Neurodesenvolvimento, mais especificamente sobre as estratégias pedagógicas no manejo comportamental da rigidez cognitiva. Agradeço ao prefeito Guilherme Gonçalves, secretário Rodrigo Mendes, secretário adjunto Sandro Caprino, toda equipe da secretaria de educação, ao Instituto Igeve e a todos os participantes. Ourinhos já é uma cidade referência em inclusão e esta foi uma importante experiência que guardarei com muito carinho.

MEMORIAL DESCRITIVO

Público alvo: Profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Psicopedagogos e Gestores Escolares.

Tema: Estratégias pedagógicas para o manejo comportamental da rigidez cognitiva, no contexto do neurodesenvolvimento.

Justificativa: Os alunos com transtornos neurodivergentes, principalmente com transtornos do neurodesenvolvimento, têm uma característica associada que se refere à dificuldade em adaptar pensamentos, aprendizagens, comportamentos ou estratégias a novas situações ou mudanças no ambiente. É uma característica comum em diversos transtornos, mas principalmente ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa inflexibilidade pode impactar a funcionalidade e qualidade de vida, especialmente em crianças e adolescentes. A nomenclatura utilizada para esta característica é RIGIDEZ COGNITIVA ou conforme as pessoas conhecem RIGIDEZ DE PENSAMENTO ou INFLEXIBILIDADE COGNITIVA. Sendo assim, no ambiente escolar muitos são os alunos que apresentam esta característica com dificuldade em se adaptar ao ambiente escolar, seguir regras, interagir com colegas e professores, e aprender novos conteúdos. O manejo comportamental na rigidez cognitiva, no ambiente escolar, envolve a aplicação de estratégias para promover a flexibilidade mental e o comportamento adaptativo em alunos que apresentam dificuldades em lidar com mudanças ou padrões rígidos de pensamento e ação.





















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