Altas Habilidades (AH) e Superdotação (SD), são caracterizadas pelo alto desempenho em uma ou mais áreas de conhecimento, e se destacam em níveis de maior ou menor impacto intelectual, acadêmico, criativo, social, psicomotor e de talento especial.
a) Altas habilidades (AH): Se manifestam após a aprendizagem, com criatividade aprendida, ou seja, acontece no decorrer da vida. Podem ser identificadas desde a infância. Podem ser generalizadas ou concentradas em uma área específica, como matemática, linguagem, ciências ou artes, por exemplo.
b) Superdotação (SD): É uma alta performance inata, com criatividade natural, ou seja, nasce com a pessoa. Pode ser identificada desde a infância. Apresenta hiperlexia, gramática avançada e bilinguismo. Pode ser generalizada ou concentrada em uma área específica, como matemática, linguagem, ciências ou artes, por exemplo.
Ou seja, enquanto o termo “altas habilidades” enfatiza os aspectos que são moldados, modificados e enriquecidos pelo papel do ambiente (família, escola, cultura), o termo “superdotação” faz referência aos aspectos inatos e genéticos da inteligência e da personalidade.
AH/SD não é transtorno, deficiência ou doença rara. Também não está vinculado ao QI elevado. Estudos apontam que pessoas com AH/SD podem, inclusive, apresentar um QI na média ou até abaixo da média, por desenvolverem aptidões em suas áreas de interesse e essas não fazerem parte do que é avaliado em testes de QI. Por este motivo, não devem ser aplicados tais testes, por serem obsoletos, em pessoas neurodivergentes.