+de 340.000 seguidores no blog +de 80.000 seguidores no Instagram +de 30.000 seguidores no Facebook

A saúde mental dos brasileiros enfrenta um dos momentos mais delicados da história e o principal motivo é causado pela insegurança econômica e financeira que o país está enfrentando

Com pouquíssimo recurso público destinado para a área da saúde mental, dados publicados com menos de um ano, mostram estatísticas preocupantes.

Segundo o Health Service Report 2024, 54% da população brasileira considera a saúde mental o principal problema de saúde no país. 

A pesquisa Covitel 2024 revela que 56 milhões de brasileiros, vivem com grau alto de sofrimento emocional. 

Uma pesquisa Datafolha, de setembro de 2024, revelou que quase 10% dos adultos brasileiros avaliam sua saúde mental como ruim ou péssima, enquanto 30% relatam depressão e dificuldades frequentes para dormir e 31% convivem com ansiedade e estresse de forma recorrente. 

O impacto também é acentuado entre os jovens. De acordo com um estudo internacional publicado pela revista Galileu, 34% dos jovens brasileiros se consideram angustiados, com destaque para pessoas entre 18 e 35 anos. Essa faixa etária também apresentou os piores índices de saúde mental no relatório Global Mind Project 2024, com sintomas como fobia social e preocupação excessiva com o futuro do país. 

O Ministério da Previdência Social publicou dados sobre afastamentos do trabalho por motivo de doenças mentais, onde em 2024, foram quase 500 mil afastamentos, o maior número em pelo menos dez anos. 

O Estudo Endeavor publicou que 94% dos empresários e empreendedores brasileiros sofrem ou já sofreram com alguma doença mental, ligadas ao estresse, pressão financeira e ritmo de trabalho acelerado.

Cada pessoa que encontramos ao longo do nosso caminho está travando batalhas internas que desconhecemos, por isso, seja luz. A luz reflete e retorna pra você mais potente para que o seu próprio caminho nunca se apague. 

E claro, não posso deixar de dizer que todos devemos ter real consciência e preocupação com a falta de políticas públicas e investimentos públicos em SAÚDE MENTAL, porque sofrimento emocional não escolhe endereço e pode atingir qualquer um de nós e as pessoas que amamos. 

Drª Regiane Souza Neves 

Especialista em Saúde Mental. 


Tradutor