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Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD)

Um diagnóstico de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) é uma identificação de potencial elevado em áreas como capacidade intelectual, criatividade, liderança, artes ou psicomotricidade, manifestado por aprendizado rápido, curiosidade intensa, vocabulário rico, pensamento original, hipersensibilidade e, às vezes, perfeccionismo, necessitando de avaliação multidisciplinar para além do QI, envolvendo escolas, pais e terapeutas para desenvolver um plano que atenda às necessidades específicas do indivíduo. 

Sinais comuns de Altas Habilidades/Superdotação:

  • Cognitivo/Acadêmico: Alfabetização precoce, vocabulário avançado, raciocínio lógico, facilidade em aprender novas línguas, grande curiosidade e questionamento.
  • Criatividade/Artístico: Pensamento original, busca por inovação, talento em música, desenho ou outras artes, encontrar múltiplas soluções para problemas.
  • Emocional/Social: Senso de justiça aguçado, intensidade emocional, autocobrança, perfeccionismo, sensibilidade sensorial (sons, toques, alimentos, claridade, cheiros), aborrecimento com rotina, busca por autenticidade, dificuldade em lidar com a imperfeição.
  • Comportamental: Hiperfoco em áreas de interesse, impaciência com detalhes, pode parecer indisciplinado ou irrequieto por desinteresse em tarefas rotineiras, mas persistente em seus interesses. 

Como é o processo de diagnóstico:

  • Observação: Pais e professores notam os sinais em casa e na escola, como aprendizado acelerado ou interesses intensos.
  • Avaliação Multidisciplinar: Psicólogos, psicopedagogos e educadores realizam uma avaliação completa, que inclui: Testes cognitivos; Avaliação de criatividade, liderança, talentos artísticos e motores; Entrevistas com pais, professores e o próprio indivíduo.
  • Identificação: O processo ajuda a construir um perfil completo, indo além da inteligência cognitiva, e reconhecendo as potencialidades e vulnerabilidades do indivíduo. 

Próximos passos após o diagnóstico:

  • Apoio Educacional: Buscar suporte na escola para um currículo adaptado e desafios adequados.
  • Desenvolvimento Socioemocional: Trabalhar a aceitação do erro, o controle da ansiedade e a gestão das emoções intensas.
  • Foco nas Potencialidades: Incentivar as áreas de talento e criatividade, permitindo o aprofundamento de seus interesses. 

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