+de 330.000 seguidores no blog +de 70.000 seguidores no Instagram +de 29.000 seguidores no Facebook

POSTAGEM EM DESTAQUE

Assine minha petição online: Centro de Referência em Transtornos do Neurodesenvolvimento

  Nos últimos tempos, estamos acompanhando o crescente número de pessoas neurodivergentes e a necessidade de atenção às políticas de atendim...

Autismo e Hiperfoco



O hiperfoco é definido como a concentração intensa e sustentada em um único interesse ou projeto por um período prolongado de tempo. Pessoas que experimentam hiperfoco muitas vezes ficam tão conectadas a um determinado assunto que bloqueiam o mundo ao seu redor. 

Crianças, adolescentes e adultos com TEA podem ter hiperfoco quando trabalham intensamente em coisas que lhes interessam. Em essência, o hiperfoco é o oposto de outro sintoma que é a falta de interesse, ou seja, a distração. 

A pessoa que passa por um episódio de hiperfoco pode, às vezes, perder o interesse sem qualquer explicação. 

Autistas que tem hiperfoco são especialistas no assunto que lhes interessam, por exemplo, um menino que gosta de carros, será super entendido sobre esse assunto, conhecerá marcas, modelos, anos de fabricação etc. 


Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução deste artigo ou parte dele sem prévia autorização da autora. Lei nº 9.610 de 19/02/1998, com alterações dadas pela Lei nº 12.853, de 2013. 

Se usar cite a referência:

SOUZA NEVES, Regiane. Transtorno do Espectro Autista: Conhecer, Diagnosticar, Intervir e Orientar. Souza & Neves Edições. Clube de Autores. 3ª edição. São Paulo, 2023 (ISBN: 978-65-5392-356-0)

Tradutor